Quando a pessoa não consegue entrar no processo do sentir, ou seja, entender suas próprias emoções e aprener a refletir escutando sua voz interna, ela se guia negativamente para os vícios como uma fuga. O vício faz com que suporte a desorganização interna que a mesma se encontra.
O vício que estou falando não é apenas aquele de jogos, drogas ou sexo. Mas também o vício de julgar, seduzir, culpar, mentir e exibir-se.
O sentir nossas emoções faz com que nos guiemos para indicações que a vida nos apresenta. Tornamos-nos emocionalmente educados quando nos permitimos sentir todas as sensações energéticas que partem do nosso universo interno, livres de julgamentos precipitados e de qualquer condenação, pois os sentimentos são bússolas que nos norteiam os caminhos da vida.
Aprender a nos lermos internamente, ajuda a nos entendermos como realmente somos. Se temos os nossos lados negativos, levamos isso com amorosidade para transformamos este lado em luz e para aprendermos com eles. Valorizemos também a nossa parte boa e deixemos ela vir.
Nossos sentimentos e emoções são tudo o que temos para perceber a "luz da vida". Sentimentos e emoções não são errados ou impróprios, são apenas energias emocionais e não traços de personalidade. Não precisamos nos culpar por experimentá-los.